06/05/2016

#MaioFuncional Benefícios da Caminhada



Oi Oi gente linda, tudo bem com vocês?! Espero que estejam gostando do projeto #MaioFuncional, e hoje irei dar mais algumas dicas legais para continuarmos firmes e fortes, ok? :)
 
Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência.Além de emagrecer, confira mas alguns benefícios da caminhada:

1.Melhora a circulação
Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. 
Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia.

2.Deixa o pulmão mais eficiente
O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. As trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

3. Combate a osteoporose
O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose. 

4. Afasta a depressão
Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.
Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando. 

5. Aumenta a sensação de bem-estar
Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido. 

Bom gente, já sabemos o quanto é benéfico praticar alguma atividade física. Para nosso corpo e nossa alma! E a caminhada, além de  ajudar a emagrecer e ficar bem com a balança (rsrs), é uma atividade super simples, sem gastos, e olha tanta coisa boa que ela proporciona ao nosso organismo!
Que tal tirarmos um tempinho por dia para praticar uma boa caminhada? No começo, pode ser 3 vezes por semana, 30 minutinhos, e aos poucos vamos aumentando, de acordo com o que o nosso corpo vai pedindo e se acostumando! 
Se exercite! Faz um bem danado! :)



Bom gente, por hoje é isso. Espero que tenham gostado da postagem e das dicas! Preparei tudo com muito carinho para vocês, e espero de coração que essas dicas do #MaioFuncional estejam ajudando vocês!
Beijos Carinhosos,
Lilica

18 comentários:

  1. Eu não sou muito fitness, mas gosto bastante de caminhar e correr um pouco :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

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  2. Nossa seu blog está lindo. Eu comecei o ano toda animada, corria todos os dias uma hora, mas agora o desanimo tomou conta. Ótima iniciativa, Parabéns.

    Abraços | Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

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  3. precisava caminhar... tô tão sedentária rs

    Kisses!
    Blog Sem Desperdício!

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  4. Preciso caminhar mas a preguiça não deixa. Estou simplesmente amando esse projeto. Quem sabe não faça no meu blog né? Preciso muito de um incentivo. Beijos minha linda

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  5. Caminhar é mt gostoso, principalmente em lugares abertos como parques e praia :D

    Blog: www.iathilamarques.com.br/
    Instagram: instagram.com/iathilamarques
    Fanpage: https://www.facebook.com/MakesAfinsByIathilaMarques
    Snap: iathilamarques

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  6. Eu adoro fazer caminhada. Sempre me sinto super bem e ainda renova minhas energias. Estou adorando as dicas.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

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  7. Eu amo caminhar, é realmente ela gera vários benefícios !

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  8. Caminhar faz bem para saúde!! É o melhor exercício e preciso retornar com urgência!!!
    Adorei as dicas Lili!!

    Bjos!

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  9. Caminhar é tudo de bom para a saúde né. Eu não gosto de corrida mas caminha eu gosto.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

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  10. parabens pelo projeto.
    bjs

    http://christine-blogdosligados.blogspot.com.br/

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  11. Oi, Lilica!
    Sabe que, de todas as atividades físicas, a minha preferida é justamente a caminhada?
    Acho que ela me dá ideias e me ajuda com esse lance que você disse aí da depressão.
    Faço nem que seja de ida e volta ao trabalho.
    Ajuda a oxigenar não só o corpo, mas a vida!

    Beijos,

    Algumas Observações

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  12. Eu gosto muito de caminhada mas acho chato ir sozinha rs
    Mas concordo com todos os tópicos, impossivel não se sentir muito melhor depois de uma caminhada ao ar livre.
    Beijos

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  13. Preciso criar o habito de caminhar, to literalmente sedentária
    ando por ai só quando preciso mesmo rs

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  14. Eu caminhei por um bom tempo e realmente surte efeito. Depois perdi a companhia e desanimei. Preciso voltar !!!
    besitos

    www.blogmeamarro.com

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  15. Preciso vencer a preguiça que ando tendo e começar a me exercitar, post muito informativo, parabéns.

    Beijúh
    Com Q
    http://comqb.blogspot.com.br/

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  16. Caminha alivia a alma \0/ Amo fazer esse tipo de exercício, e de companhia uma boa música.

    Beijos minha linda :*

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  17. Eu adorooo me sinto mais leve e mais disposta. Tenho uma super preguiça pra ir a academia porém os resultados
    São satisfatórios. Beijos amei o post

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